Caro aluno (a),
Após as turmas terem sido lotadas
com os devidos tutores, recebemos uma informação de que o MEC não financiaria
bolsas para tutores com turmas com menos de 10 alunos. Ao recebermos as listas
de matrículas, pudemos constatar que havia muitas turmas com menos de 10
alunos, principalmente em semestres mais avançados.
Então, para que as turmas não
fossem fechadas, decidimos aglutinar pólos em que havia déficit no número de
alunos.
Como os pólos não são vizinhos,
os encontros presenciais seriam, sem dúvida, muito prejudicados. Portanto,
tentamos amenizar o problema dos encontros presenciais da seguinte maneira
(Isso aconteceu principalmente com as disciplinas LING A e LING B e Literaturas
I e III):
- O tutor deveria ser lotado em dois pólos aglutinados
em um só pólo (por exemplo, Brejo Santo/Quixadá).
- Como ele não poderia estar em dois pólos ao mesmo
tempo e como os encontros presenciais aconteceriam em dias subseqüentes
nas disciplinas Ling A/B e Literautras I/III, o tutor da turma aglutinada daria
a aula do encontro presencial em um dos pólos para a turma A e no outro
dia daria a aula presencial para a turma B (mesmo que essa não fosse sua).
Enquanto isso, no outro pólo da aglutinação estaria acontecendo a mesma
coisa.
Vejam a simulação: (FICTÍCIA)
Encontros presenciais dias 30 e 31 de
fevereiro – disciplina Língua Inglesa 10A e 10B (pólos aglutinados
Maracanaú/Baturité)
JOÃO (tutor da língua inglesa 10A) está
dia 30 e 31 em Maracanaú. Dia 30, ministra a aula da Língua Inglesa 10A, sua
disciplina de fato, e dia 31, ministra a aula da disciplina 10B, pelo Joaquim.
JOAQUIM (tutor da língua inglesa 10B)
está dia 30 e 31 em Maracanaú. Dia 30, ministra a aula da Língua Inglesa 10B,
sua disciplina de fato, e dia 31, ministra a aula da disciplina 10A, pelo João.
Isso, infelizmente geraria uma
aula a mais para cada tutor em uma disciplina que não seria a dele, e, por
questões burocráticas, ele infelizmente não ganharia por isso. (Certamente muitos
tutores desistiram da proposta) e agora os encontros presenciais estão
comprometidos pela falta de tutores.
Lembramos que esse arranjo foi
uma maneira que encontramos para evitar o fechamento das disciplinas e o
conseqüente atraso do curso.
Além disso, muitos tutores
deixaram de participar porque não conseguiram mais liberação de seus empregos
em Fortaleza para se deslocarem para pólos cuja distância os faria perder até 3
dias de trabalho.
Estamos procurando resolver esse
problema tentando substituir tutores. Pedimos, portanto, que tenham paciência e
confiem que tentaremos encontrar soluções que não prejudiquem a qualidade do ensino/aprendizagem
que estamos desenvolvendo em nosso Curso.
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